Minha lista de blogs

  • Orkut - *O orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e ...
    Há 13 anos

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pioneiro Espacial

Centro de Ensino Fundamental 01 de Brasília 
Laboratório de Informática 
Professora:Deborah
Série/Turma:6ªC
Nome(s):Nathália Mendonça e Bianca Françoso
Nº(s):22 e 5
                                                       Introdução
       O assunto a ser discutido nesse trabalho será sobre o PIONEIRO ESPACIAL foi uma competição de tecnologia espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, ocorrida entre os anos de 1957 e 1975 durante a Guerra Fria, considerada pela maioria do público como um dos episódios mais emocionantes da história da exploração espacial.



                                        Pioneiro Espacial                                    
                 
              -O que foi a corrida espacial  
              -Qual foi o grande feito de Yuri Gagarin
              -Um pouco da história da conquista da lua enfatizando as  missões Apollo
            -Como estão os programas espaciais no Brasil e no mundo

                                  O que foi a corrida espacial

         A corrida espacial  foi uma competição de tecnologia espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, ocorrida entre os anos de 1957 e 1975 durante a Guerra Fria, considerada pela maioria do público como um dos episódios mais emocionantes da história da exploração espacial. 
            A Lua sempre atraiu a atenção do homem, e este interesse ficou registrado na poesia, na literatura e na ficção científica. Há duzentos anos, em uma famosa obra de ficção intitulada "De la Terre à la Lune" (1865), Júlio Verne escreve sobre um grupo de homens que viajou até a Lua usando um gigantesco canhão. Na França, Georges Melies foi um dos pioneiros do cinema, e em seu filme "Le voyage dans la Lune" (1902) acabou criando um dos primeiros filmes de ficção científica em que descrevia uma incrível viagem à Lua.   
                      
                                     
                                              
                Qual foi o grande feito de Yuri Gagarin

     O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou uma hora e 48 minutos, e consistiu de uma volta em órbita da Terra a 315 km de altitude. Ao olhar pela janela da nave, Gagarin constatou, fascinado: "A Terra é azul!".

           O astronauta era piloto militar graduado pela escola de Saratov em 1955 e pela unidade de treinamento de pilotos de caça Voroshilov Chkalovsk, em 1957. Serviu na frota de porta-aviões soviéticos, até ser selecionado como cosmonauta em 1960. Foi nomeado comandante do grupo em 1963.
       Gagarin viajou pelo mundo para divulgar o programa espacial soviético, visitando inclusive o Brasil e os Estados Unidos. Devido à sua importância na propaganda de seu país, foi proibido de voltar ao espaço em agosto de 1967. No entanto, morreu em um acidente com um jato MIG-15, junto com o piloto Vladimir Seryogin.

                       
    
                      Um pouco da história da conquista da Lua
              
             A nave Apollo consistia de três módulos: o Módulo de Controle (MC) , o Módulo de Serviço (MS) e o Módulo Lunar (ML) (veja diagrama abaixo). O foguete Saturno V foi construído para colocar a nave Apollo em órbita da Terra, com o terceiro estágio responsável por vencer a órbita terrestre deixando a nave Apollo livre para seguir até a Lua. Depois de uma manobra de acoplamento, a nave Apollo seguia até órbita lunar eventualmente acionando motores para correções de curso. Na Lua dois astronautas eram transferidos para o Módulo Lunar que desacoplava do Módulo de Controle e Serviço (MCS) e pousava na Lua. A parte superior do Módulo Lunar retornava com os astronautas e acoplava novamente com o MCS. O que restava do Módulo Lunar era abandonado e o MCS retornava a Terra. Na órbita da Terra o Módulo de Serviço era deixado e os três astronautas desciam no mar no Módulo de Controle. 
                   
                                                                                                     

                            Apollo 01- 27 de janeiro de 1967

          Um dos momentos mais tensos do projeto Apollo foi antes do primeiro lançamento tripulado do projeto. Três astronautas cotados para a primeira missão à Lua foram mortos em solo em um incêndio dentro do Módulo de Comando. Os três realizavam testes na cabine pressurizada com oxigênio puro, quando um curto circuito provocou o incêndio.
Devido ao acidente, a cabine do módulo de comando foi reprojetada com mais de mil de modificações o que atrasou em vinte meses o cronograma do projeto.        

                                      Tripulação da Apollo 1: Virgil Grissom, Ed White e Roger Chaffee.
Detalhe do Módulo de Comando logo após o incidente
Módulo de Comando da Apollo 1 durante sua construção.

        Nenhuma missão foi nomeada Apollo 2 e 3. Os testes de foguetes Saturno IB de tanque de combustível e reentrada identificados como AS-202 e AS-203 foram informalmente chamados assim. Inclusive um lançamento chamado AS-201 é também apelidado Apollo 1a.

                                 Apollo 4 – 9 de novembro de 1967
       Primeiro lançamento não tripulado do foguete Saturno V utilizado em todos os voos para a Lua.
    
                   Foguete Saturno V da missão Apollo 4 na rampa de lançamento     

             Apollo 5 – 22 de janeiro de 1968.
           Primeiro lançamento não tripulado do Módulo Lunar. 

      Foram testados seus motores de subida e decida com manobras simulando a alunissagem. O lançamento foi realizado com o foguete Saturno IB salvo do acidente com a Apollo 1.
             
                 Apollo 6 – 4 de abril de 1968.

        Último lançamento do foguete Saturno V sem tripulação. Foram realizados os últimos testes antes do primeiro voo tripulado.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário